>
HomeReleaseDiscografiaFotosSilex na MídiaFan ClubShows

Silex na Mídia

Alguns comentários sobre o Silex na imprensa. Nem todos bons é claro.

Strike Virtual Metal Magazine

http://www.strikemet.com/s1.htm

Silex - Lama Independente - Nac. Nota: 7,0

O Silex é uma banda carioca de Heavy Metal tradicional com nuances do "Hard Rock". A banda existe há quase duas décadas. Sua formação original mantinha um núcleo fixo de três componentes - Elias Chaim: Bateria, Haroldo Gamal: Guitarra e Sergio Gurgel: Baixo. Depois do CD - "Todo Poder Emana do Povo e em Seu Nome Deve Ser Exercido" , chegam ao segundo CD - "Lama" - Lançado em Dezembro de 2004.O Trabalho é honesto e segue a linha do rock tradicional, com destaque para os riffs e solos do bom guitarrista Haroldo Gamal. Podemos notar alguns clichês que acabam não comprometendo. As letras em português são abaixo da crítica e constituem o ponto mais negativo do álbum. O Silex já tem maturidade para lançar discos ainda melhores, e contar com a sorte porque o trabalho da banda é muito bem feito, e muito acima do que se tem no mercado de Hard/Heavy. Boa sorte. (Adriano Gandolfi)

Valhalla - Agosto de 2005

www.valhalla.com.br

Lama Independente - 7.0

A primeira música é legal pra caramba, pois temos aqui um "metalzão" cantando em português, com o apelo melódico do Golpe de Estado e o peso de um Azul Limão, porém, conforme ouvimos as faixas posteriores, elas se tornam previsíveis demais. Como já é o segundo album do grupo, está mais do que na hora de fugirem deste problema característico de uma banda demo. Mais ainda é tempo de botar a cuca para funcionar e usar a criatividade. (RM)

Disconnected - Junho 2005

http://www.disconnected.com.br

6.5

É árdua a jornada daqueles que, por teimosia ou vocação, seguem a ingrata e sedutora estrada do rock'n'roll. As Recompensas nem sempre estão à altura da dedicação, mas fazer o quê? Tem outro jeito? Certamente os integrantes do Silex responderão que "não", e com um risinho no canto da boca. São quase 20 anos de caminhada desde o sarau de 86 no São José da Tijuca - eu, carioca do Grajaú, estava lá - e a roda continua girando. Tanta experiência, no entanto, não dá a Lama, segundo CD do grupo, a consistência que se poderia esperar. O Trabalho é honesto e segue a linha do rock tradicional, mas peca pela irregularidade. Instrumentalmente falando, o resultado é até satisfatório, com destaque para os riffs e solos do bom guitarrista Haroldo Gamal (a faixa que leva o nome do banda ratifica isto). Por outro lado, o Silex abusa dos clichês e não consegue evitar aquela sensação de "eu já ouvi isso antes" na maior parte das músicas. As letras em português são abaixo da crítica e constituem o ponto mais negativo do álbum. E quando você começa a refletir se todo o esforço valeu a pena, na última faixa - a balada Neurose, Amor, Nós, Eu - letra, composição e interpretação se alinham e produzem o melhor momento do trabalho. (Mario Alberto)

Metal Hearer

http://www.metalhearer.hpg.ig.com.br/resenhas/silex.htm/

Silex - Todo Poder Emana do Povo e em seu nome deve ser exercido

Nota: 9,0 - A banda Silex existe a mais de uma década e como está no realease da banda a mesma sofria uma constante mudança de vocalista, isso atrapalhou e muito o trabalho da banda que pratica um hard/heavy que com a qualidade e tempo de estrada já deveria estar em seu terceiro cd,"Todo Poder Emana do Povo e em Seu Nome Deve Ser Exercido" é um trabalho independente de muito bom gosto em suas composições, as letras falam sobre os problemas do mundo de um forma original, sem o tal "mela mela" que tantas bandas fazem. Outro diferencial no som da banda que você já deve ter notado pelo nome do cd são as letras em português, algumas músicas lembram o grande metal nacional dos anos 80 como "Corredor da Morte", e a banda ainda passa pelo hard sem fazer feio, o único problema aqui são as baladas que não me agradam muito. O Silex já tem maturidade para lançar discos ainda melhores, e contar com a sorte porque o trabalho da banda é muito bem feito, e muito acima do que se tem no mercado de Hard/Heavy por ai. (Marcelo Leite)

Rock Connection - Novembro de 2002

http://rockconnection.cidadeinternet.com.br/

Álbum de estréia deste quarteto carioca, que aposta no bom Hard Rock cantado em português. E ainda bem que suas letras são em português, pois assim podemos pegar a essência de suas mensagens ( na maioria das vezes de autoria de Haroldo Gamal ). E esse é um dos destaques, junto com a produção, que por ser de uma banda nacional está de excelente qualidade. "Gênese", "Vingança", "Bem X Mal"e "O Corredor Da Morte", são boas amostras do Rock n'Roll nacional, e para quem acha que ele está morrendo, Silex é uma boa resposta. ( JCM )

Valhaalla Metal Magazine - Março/Abril 2002

SILEX - Todo Poder Emana Do Povo E Em Seu Nome Deve Ser Exercido (nac. - indep.)

7.5 - A banda Silex, neste trabalho de nome estranho, nos apresenta um Hard/Heavy forte e de competência acima da mídia, nos lembrando bastante, o velho Inox. ótimo trabalho com letras cantadas em português, coisa cada vez mais rara por aqui. Álbums como este, dão gosto ao serem resenhados. Para os amantes do Metal nacional de qualidade, assim como eu, podem adquirir sem medo. (MEM)

AndHeavyMetalForAll - Março de 2002

http://ww w.andheavymetalforall.com.br/and.resenha.disco001.html

O SILEX é uma das poucas bandas de Heavy Metal que aposta no vocal cantado em português. Formada no Rio de Janeiro em meados de 1987, a banda apresenta um Heavy Metal tradicional, chegando a ser levado ao Hard Rock. Seu "debut", gravado independentemente pela banda, que ganhou o nome mais extenso que já vi, "Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido", mostra bem influências como Black Sabbath, Judas Priest, Deep Purple e outros. Com letras muito bem elaboradas, abordando temas como morte, guerra, religião, política, etc, e músicas que encaixam perfeitamente no vocal, a banda mostra em desesseis músicas, sendo três delas instrumentais, toda a sua força. Você pode estranhar um pouco o vocal em português, as vezes até parecendo com o Cazuza, mas logo se acostuma e entra no rítmo. É um excelente disco, muito bem elaborado e composto. A parte gráfica do disco também é muito bem feita, deixando claro sobre o que o disco irá abordar. No geral é uma excelente banda que promete em 2002 lançar seu segundo disco, pena que as rádios e gravadoras não concordem. Nota: 8,75. (Antonio Rodrigues Ferreira Junior)

O Globo - 18 de Julho de 2000

Não Vale o esforço

Sabe Deus com que Sacrifício o grupo, Silex coloca na rua este disco independente, "Todo poder Emana do povo e em Seu nome é exercido", mas o resultado, infelizmente, não é bom. O grupo tenta fazer um heavy metal revoltado e consciente, mas (apesar da razoável performance instrumental) acaba apenas repetindo clichês do gênero. Letras como "Justiça", "Necródula" e "Gênese" sâo patéticas. (B.A.)

Jornal das Gravadoras - Novembro de 1999

SILEX

Se lá fora bandas como U2, Led Zeppellin, Alice Coopper, fizeram seus sucessos músicas tipo rock viajante aqui o S.I.L.E.X dá o troco. Se é Heavy Metal ou Hard Rock, não importa, vale o som, a mensagem. Na maioria das vezes, assim como na linguagem do hip-hop os temas são sempre baseados nos problemas das periferias carentes, o pessoal do heavy/hard, preocupa-se e baseia suas Ietras em torno dos problemas da humanidade com o planeta em si. Evolução e os males das tecnologias empregadas conspirações, mísseis, guerras, armas, política, neuroses, tudo isso ligado aos berros e sons distorcidos realçam a revolta. As músicas geralmente começam lentas e vão tomando corpo e aceleram como que fosse uma narrativa de uma história que termina com muito barulho ou silenciando. Elias EI 'Rock Chaim (Bateria), Nando Guitti (vocal), Haroldo Gamal (guitarra) e Marcos Kabala (baixo), formam a banda carioca que acaba de lançaro CD ''Todo Poder Emana do Povo E Em Seu Nome Deve Ser Exercido''. Um trabalho com arranjos de alta qualidade e execução invejável. Os fatos que aparecem nos jornais do mundo, os velhos problemas entre o mal e o bem, e aquelas coisas que incomodam tanto a gente e não conseguimos palavras para externar, o SILEX o faz com muitos detalhes. Um Rock da pesada que vai invadir as rádios e as gravadoras. Uma nova geração cheia de talentos com composições de nível internacional. Põe muitas bandas de sucesso no chinelo, ou melhor debaixo do chinelo, papo seríssimo. Tem que ouvir! Destaque para a décima sexta faixa ''Morbidez Blues'' de Haroldo Gamal, "Verdades Mentiras, Apenas, Palavras" - quarta faixa - também de Haroldo Gamal e ''Nuvem do Passado'' terceira faixa -H. Gamal/Nando Guitti. (BRAGA - Editor)

Rock Brigade - Julho de 1999

SILEX - Todo Poder Emana Do Povo E Em Seu Nome Deve Ser Exercido Independente - nac.

7 Fazer um trabalho independente requer alguns pequenos caprichos para que ele seja o mais profissional possível. O Silex foi inteligente para não deixar escapar nenhum detalhe: produção muito boa, apresentação gráica excelente e músicas cativantes. No geral, o conjunto pratica uma mistura de rock'n'roll à AC/DC com heavy oitentista à Harppia (talvez seja pelo fato de cantarem em português). Tudo altamente energético, forte e preciso. Algumas músicas são empolgantes, como Justiça, Vingança e a sensacional O Corredor Da Morte (que lembra muito o Harppia). O único problema do CD são algumas baladinhas com cara de MPB cabeça, como as chatíssimas Parque Das Flores e Nuvens Do Passado. Não fossem elas, esse CD seria absolutamente espectacular. (FSF)



Se você conhece alguma crítica ou resenha, mesmo negativa, que não esteja aqui apresentada, por favor, entre em contato conosco para que possamos incluí-la.
>









Silex Silex é Marca Registrada