>
HomeReleaseDiscografiaFotosSilex na MídiaFan ClubShows

Silex, a Banda


Formação

Quem somos

    O Silex é uma banda carioca de Heavy Metal tradicional.

    Como o termo "Heavy Metal" perdeu um pouco o significado, o Silex as vezes é classificados por muitos como "Hard Rock". A banda, como bons fans de "heavy" e "hard rock" originais, não procura entrar na discussão.

    Embora muito pouco conhecida, a banda existe há quase duas décadas. Sua formação original mantinha um núcleo fixo de três componentes - Elias Chaim: Bateria, Haroldo Gamal: Guitarra e Sergio Gurgel: Baixo. Durante muito tempo a banda esteve envolvida em um turbilhão constante de trocas de vocalista, fato que nunca permitiu estabilidade suficiente para levar seu trabalho musical adiante. A ocorrenciade de um breve período de estabilidade permitiu o término da gravação do primeiro CD. Mesmo assim, uma nova e última mudança viria ocorrer para definitivamente estabilizar a banda: Marco Ananias assumiu o baixo.

    O CD - "Todo Poder Emana do Povo e em Seu Nome Deve Ser Exercido" - foi lançado de forma independente. Nele se encontra a compilação do trabalho musical do grupo ao longo dos anos iniciais da banda. A demora no seu lançamento não trouxe prejuízo sobre o som original da banda - O CD conserva toda a expressividade de seus momentos iniciais.

    O segundo CD - "Lama" - Lançado em Dezembro de 2004, traz o Silex com uma grande novidade: o eixo autoral fica mais distribuído entre seus componentes, trazendo uma diversificação maior dos temas. Percebe-se uma raiz Silex muito forte, mas uma sonoridade diferente do trabalho.

O Nome

    A palavra silex vem do material utilizado pelos seres humanos nos primórdios de seus tempos para a confecção de artefatos. Este material, que ao se partir formava lascas, eram utilizados para a elaboração de ponta de flechas, machados e outros instrumentos de caça e guerra. Dai o nome "idade da pedra lascada".

    Por uma incrível coincidência, este mesmo material, que é quase em sua totalidade silício, é utilizado para a construção das mais modernas máquinas utilizadas pelo o homem, o computador.

    Ou seja uma brincadeira de alfa e omega que se repete infinitamente. Ao mesmo tempo reflete que mesmo é tecnicamente evoluído, sua temática mais marcante é a tentativa de dominação da natureza e de outras raças através da tecnologia. Muita evolução na complexidade dos pensamentos e não na sua sabedoria dos mesmos.

    Silex traduz para nós, os componentes da banda: "somos homens o topo da cadeia alimentar, o ápice da evolução da natureza no planeta terra, e dai?"

Contatos

>









Silex Silex é Marca Registrada